Divs Circulares
DOE AGORA!

Quem somos

Diante da ocorrência no Brasil de inúmeros episódios de violações de direitos de crianças e adolescentes, como homicídios e trabalho infantil, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (ABRINQ) criou, em 1989, uma Diretoria de Defesa dos Direitos da Criança — núcleo que futuramente se tornaria a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente.

O que motivou a iniciativa foi a crença de que não seria possível esperar que o poder público resolvesse sozinho tais questões. Havia a convicção de que o trabalho em favor das crianças e dos adolescentes em situação de vulnerabilidade no país não deveria ser uma ação individual, mas sim um esforço coletivo de toda a sociedade.

No início dos trabalhos, foram realizadas diversas ações em parceria com outros setores da sociedade, firmando desde então as características da entidade que são preservadas até os dias atuais: foco na mobilização e participação da sociedade. Dessa forma, a Fundação Abrinq manifesta desde sua criação a vocação de entidade de assessoramento, defesa e garantia de direitos capaz de intermediar positivamente a relação entre quem precisa de recursos e quem dispõe deles.

Desde 13 de fevereiro de 1990, a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente atua alinhada aos preceitos estabelecidos na Constituição Federal de 1988 e na Convenção Internacional dos Direitos da Criança, da ONU, de 1989.

A Fundação Abrinq carrega em seu DNA a atuação em incidência política; a implementação de programas e projetos; e o desenvolvimento de ações de comunicação e engajamento que buscam, sempre, a promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes nas diferentes realidades brasileiras.

Apoie você também e seja um doador. Acesse e saiba mais www.doeagora.org.br

Confira aqui o estatuto social da Fundação Abrinq.

Missão

Promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes.

Visão

Uma sociedade justa e responsável pela proteção e pleno desenvolvimento de suas crianças e adolescentes.

Valores

Ética, transparência, solidariedade, diversidade, autonomia e independência.

Relatório Anual

O Relatório Anual apresenta dados referentes ao desempenho dos programas e projetos, campanhas e ações da Fundação Abrinq. Os resultados descritos nos documentos só foram possíveis por causa da sua dedicação e empenho. Confira:

fundacao-abrinq-RA2022

Relatório Anual 2022

Fundacao-Abrinq-Relatorio-Anual-2021

Relatório Anual 2021

RA-FADC-2020-capa

Relatório Anual 2020

capaRA2019_0

Relatório Anual 2019

capaRA2018

Relatório Anual 2018

2017

Relatório Anual 2017

2016

Relatório Anual 2016

2015

Relatório Anual 2015

2014

Relatório Anual 2014

relatorio-anual-2013

Relatório Anual 2013

2012

Relatório Anual 2012

2011

Relatório Anual 2011

2010

Relatório Anual 2010

2009

Relatório Anual 2009

2008

Relatório Anual 2008

2007

Relatório Anual 2007

2006

Relatório Anual 2006

2005

Relatório Anual 2005

2004

Relatório Anual 2004

2003_0

Relatório Anual 2003

Transparência

A Fundação Abrinq tem caráter exclusivamente de assistência social. Sua prestação de serviços é integralmente gratuita, continuada, permanente e planejada, e sua principal finalidade é a defesa dos direitos da criança e do adolescente e o assessoramento às organizações da sociedade civil, empresas e governos.

A atuação da Fundação Abrinq tem abrangência nacional, promovendo ações em nível estratégico para que tais direitos sejam efetivados e respeitados.

Na esfera de defesa e garantia de direitos, a Fundação Abrinq atua nos espaços democráticos de defesa de direitos, como conselhos, fóruns, redes, comissões, entre outros, bem como no fortalecimento de agentes e organizações sociais para a intervenção qualificada nesses espaços, sempre com foco na defesa e promoção dos direitos da criança e do adolescente.

Suas ações também visam o aprimoramento dos marcos legais da infância e adolescência, seja pela construção de novos direitos ou pela contenção de ações de desmonte dos direitos já conquistados. Para isso, a Fundação Abrinq atua diretamente nas Casas Legislativas, mobilizando e engajando parlamentares, conselheiros, empresas e especialistas, realizando o monitoramento e influenciando na construção e no aprimoramento da produção legislativa que se relacione, direta ou indiretamente, com a criança e o adolescente.

Para engajar o maior número de agentes na luta pela defesa dos direitos do público infantojuvenil, a Fundação Abrinq investe em mecanismos e plataformas voltadas ao monitoramento e controle popular sobre os indicadores sociais, facilitando o acesso da população em geral às informações sobre as vulnerabilidades de sua localidade, estado ou região e possa reivindicar ações do poder público, como serviços, programas e projetos que efetivem os direitos e garantam a cidadania de crianças e adolescentes.

Na esfera da efetivação de direitos e garantia da cidadania de crianças e adolescentes, a Fundação Abrinq realiza o assessoramento político, técnico, administrativo e financeiro a organizações sociais que atendem diretamente pessoas de 0 a 18 anos em situações de vulnerabilidade social, buscando aperfeiçoar esse atendimento pelo fortalecimento e qualificação dessas entidades, oferecendo apoio técnico e financeiro para o seu planejamento, captação de recursos, gestão, monitoramento, avaliação, oferta e execução dos serviços.

Também engaja o empresariado para cumprir compromissos com a infância e a adolescência, e lhes realiza o assessoramento técnico, especialmente em relação à política de erradicação do trabalho infantil e na contratação e formação de aprendizes de acordo com a lei.

Uma de suas grandes ações é a mobilização e o engajamento de gestores municipais na causa da infância e adolescência, que buscam a priorização deste público nas políticas públicas municipais e na melhorara dos indicadores da localidade em Educação, Saúde e Proteção integral. Para isso, oferece assessoramento técnico aos gestores engajados, subsidiando a formulação, implementação e avaliação das políticas do município.

O trabalho com os gestores e políticas municipais também envolve a formação político-cidadã de conselheiros (conselhos de direitos) e lideranças populares, que contribuem para o monitoramento das políticas e de seus resultados.

Outra forte ação da Fundação Abrinq é a produção e socialização de estudos e pesquisas sobre os indicadores e direitos da criança e do adolescente e das políticas de atendimento deste público, focando a sua proteção integral.

Auditoria

Aqui, você poderá acessar as auditorias anuais sobre as demonstrações financeiras da Fundação Abrinq, que compreendem o balanço patrimonial e as respectivas demonstrações do resultado, as mutações do patrimônio líquido e dos fluxos de caixa, bem como as correspondentes notas explicativas, incluindo o resumo das principais políticas contábeis.

Equipe

PRESIDENTE

Synésio Batista da Costa

Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (ABRINQ)
Economista e empresário industrial – exerce atividades de representação e articulação empresarial, políticas, técnicas e gestão operacional em associações nacionais da indústria, organismos e instituições empresariais, no Brasil e exterior. Atua há 43 anos em entidades empresariais industriais.

VICE-PRESIDENTE

Carlos Antonio Tilkian

Brinquedos Estrela S/A

Formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), trabalhou durante 17 anos nas Indústrias Gessy Lever Ltda., começando como trainee e exercendo vários cargos nas áreas de marketing e vendas das divisões de alimentos e higiene e beleza. Em 1993 transferiu-se para a Manufatura de Brinquedos Estrela assumindo o cargo de Vice-Presidente, e em 1996 assumiu a presidência da empresa. Também em 1996 tornou-se acionista controlador da empresa.

GERÊNCIA

Victor Alcântara da Graça

Superintendente
Publicitário, com especialização em Administração para Organizações do Terceiro Setor pela FGV e Captação de Recursos pela Indiana University – Center on Philanthropy. Como voluntário é diretor da Associação Paulista de Fundações (APF); conselheiro da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) e membro do Movimento Pela Cultura de Doação e Be My Eyes. Victor Graça é ex-conselheiro da Iniciativa Captamos; do Museu da Pessoa; e da Public Interest Registry (PIR).
CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Cleriane Lopes Denipoti
Lopes & Denipoti

Elizabeth Maria Barbosa de Carvalhaes

Fernando Vieira de Figueiredo
Ineos Styrolution Polímeros LTDA

Humberto Barbato Neto
Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

José Ricardo Roriz Coelho
ABIPLAST

Maria Rosemary França Vianna
TÜV Reinhland

Rubens Naves
Rubens Naves Santos Jr Advogados

Eduardo José Bernini
Tempo Giusto Consultoria Empresarial

Euclésio Bragança da Silva
Integralmédica Suplemento Nutricionais

Fernando Vieira de Mello
Grupo Globo

José Eduardo Planas Pañella
Toyster Brinquedos LTDA

Luiz Fernando Brino Guerra
4Brazil Connect Consulting

Morvan Figueiredo de Paula e Silva
Nadir Figueiredo Indústria e Comércio S/A

Vitor Gonçalo Seravalli
Seravalli Consulting – Consultoria em Sustentabilidade

CONSELHO FISCAL

Almir Rosas Augusto Laranja
Colégio Augusto Laranja

Bento José Gonçalves Alcoforado
AA Serviços Administrativos LTDA

Sérgio Hamilton Angelucci
SHLUCCI Representações e Negócios EIRELI

Rua Araguari, 835 – 14° andar, Vila Uberabinha, 04514-041, São Paulo – SP
0300 10 12345
Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente, inscrita no CNPJ sob o nº 38.894.796/0001-46, é uma organização sem fins lucrativos que, nos termos da legislação tributária brasileira, goza de imunidade com relação aos tributos federais devidos sobre suas receitas próprias.
© 2025 - Fundação Abrinq. Todos os direitos reservados