Divs Circulares
DOE AGORA!

Programa Creche para Todas as Crianças

Aumentar o acesso e assessorar a melhoria da qualidade do atendimento em unidades de educação infantil, tendo em vista o desenvolvimento das crianças.

creche@fadc.org.br

O Programa Creche para Todas as Crianças é uma iniciativa de articulação, sensibilização e mobilização da sociedade para aumentar o acesso e assessorar a melhoria da qualidade do atendimento em unidades de educação infantil, tendo em vista o desenvolvimento das crianças.

Desde 2007, amplia vagas e melhora a qualidade da educação infantil, oferecendo uma melhor infraestrutura com mais segurança e aprendizado para as crianças, além de doar acervos, realizar formações e assessoramento técnico para os profissionais das instituições que participam de suas ações.

O programa defende a educação infantil de qualidade, integral e atenção aos aspectos de saúde e proteção das crianças.

Para garantir a eficácia do programa, são realizadas diversas atividades como:

  • Apoiar à criação ou adequação de espaços e ambientes educativos em creches, com foco na ampliação de vagas ou melhoria da qualidade do atendimento, por meio de investimento em reformas e doações de acervos de livros, jogos e brinquedos;
  • Ofertar assessoramento técnico para as creches participantes.

Também são desenvolvidas atividades pedagógicas que envolvem:

  • Capacitações de profissionais de educação nas práticas de mediação de leitura e raciocínio lógico;
  • Desenvolvimento de novas práticas pedagógicas relacionadas à leitura e brincadeiras infantis;
  • Estímulo para implementação de projetos inovadores nas creches;
  • Promoção da aquisição de exemplares de literatura infantil e jogos para as escolas, bem como a realização de reformas e readequações de espaços físicos das creches;
  • Troca de experiências entre professores da mesma rede de ensino.

Também há diversas maneiras de contribuir com o programa para promover o acesso à educação e melhoria da qualidade das atividades educativas e do atendimento. Verifique todas elas:

As EMPRESAS podem:

  • Ampliar o período do benefício do auxílio creche aos funcionários que possuem filhos;
  • Ao construir novas plantas, destinar parte dos terrenos e financiar a construção de creches e pré-escolas;
  • Apoiar os Fundos Municipais da Criança e do Adolescente, com ou sem renúncia fiscal;
  • Construir creches e pré-escolas nas comunidades onde estão as unidades da empresa;
  • Doar terrenos, sob regime de comodato, para a construção de creches e pré-escolas;
  • Estabelecer parcerias com outras empresas da região para construção conjunta de instituições de educação infantil;
  • Investir na implantação e manutenção de recursos tecnológicos, bibliotecas, brinquedotecas e áreas externas para o uso das crianças;
  • Oferecer materiais pedagógicos;
  • Oferecer vagas para os profissionais de educação da comunidade sempre que houver atividades para qualificação profissional;
  • Para empresas de empreendimento imobiliário, incluir a creche entre os espaços de uso comum;
  • Patrocinar ações do programa para contribuir com a qualificação de profissionais e promover melhorias físicas nos espaços de educação infantil;
  • Reformar e ampliar creches e pré-escolas já existentes.

As FEDERAÇÕES E CONFEDERAÇÕES podem:

  • Mobilizar seus associados para desenvolverem as ações descritas acima;
  • Propor aos associados o pagamento de uma contribuição para o investimento na educação infantil.

O PODER PÚBLICO E AS AÇÕES INSTITUCIONAIS podem:

  • Municípios: elaborar o Plano Municipal de Educação (PME) e implementar o Conselho Municipal de Educação (CME), em conjunto com profissionais da área e com organizações da sociedade civil;
  • Prefeituras: estabelecer parcerias com o segundo e o terceiro setor, para construírem ambientes de educação infantil que ampliem o número de vagas e melhorem a qualidade do atendimento das creches e pré-escolas, atentando-se para a promoção do desenvolvimento integral das crianças.

Neste caso, os fatores determinantes para garantir a qualidade da educação são:

  • A formação dos educadores;
  • A gestão democrática das unidades;
  • O espaço físico;
  • Os materiais pedagógicos.

Os SINDICATOS podem:

  • Denunciar as empresas, da categoria, que não cumprem a lei e os acordos coletivos;
  • Fazer advocacy junto ao poder público para ampliar a cobertura e melhorar as condições de atendimento das creches e pré-escolas;
  • Garantir que a creche e a pré-escola integrem os acordos coletivos;
  • Incluir a creche e a pré-escola como pautas prioritárias nas campanhas salariais;
  • Supervisionar* os espaços de atendimento oferecidos pelas empresas — em relação às condições físicas, materiais e profissionais.

* Devem ser consideradas as determinações estabelecidas por instrumentos como: Diretrizes Nacionais Curriculares para a Educação Infantil (DCNEI); Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – Lei nº 8069/90; Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb); Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9304/96 (nova LDB); e Plano Nacional de Educação (PNE).

Os resultados do Programa Creche para Todas as Crianças são:

77.520

crianças beneficiadas

1.893

gestantes beneficiadas

441

profissionais formados

Fique por dentro das notícias do programa

Rua Araguari, 835 – 14° andar, Vila Uberabinha, 04514-041, São Paulo – SP
0300 10 12345
Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente, inscrita no CNPJ sob o nº 38.894.796/0001-46, é uma organização sem fins lucrativos que, nos termos da legislação tributária brasileira, goza de imunidade com relação aos tributos federais devidos sobre suas receitas próprias.
© 2025 - Fundação Abrinq. Todos os direitos reservados