Divs Circulares
DOE AGORA!

Projeto A Árvore

Incentivar nas escolas os temas direitos humanos e direitos das crianças e dos adolescentes por meio da arte-educação.

A Árvore é uma instalação itinerante de arte participativa e intergeracional, formada por pequenas folhas de papel de acetato desenhadas por crianças e adolescentes de todo o mundo.

A obra foi idealizada pelo artista plástico Otávio Roth na Escola Internacional das Nações Unidas (UNIS) em 1990, como símbolo da paz e da integração entre os povos.

Após vinte anos da morte precoce de seu idealizador, o Acervo Otávio Roth relançou a proposta e colocou a obra em exposição durante 18 meses, atraindo mais de 30 mil visitantes nas cidades de Bauru – SP, Jundiaí – SP e São Paulo – SP.

Para a sua execução, o projeto prevê o cumprimento dos seguintes objetivos específicos: possibilitar aos participantes uma compreensão sistêmica e transversal sobre o ensino de direitos humanos, princípios da sustentabilidade e cidadania; reforçar espaços para o sentimento de pertencimento à comunidade; e propiciar às famílias e às comunidades a oportunidade de entenderem como os estudantes percebem e experimentam os direitos humanos.

A partir de uma sensibilização de diretores, coordenadores pedagógicos e educadores relacionada aos direitos das crianças e dos adolescentes nas escolas por meio de workshops online, cada instituição recebe um kit com livros sobre direitos humanos e sustentabilidade, bem como um conjunto de reproduções artísticas da Série Declaração Universal dos Direitos Humanos para montagem de uma exposição. Cada criança nestas escolas é convidada a desenhar seus sonhos para o futuro em duas folhinhas: uma é incorporada à instalação itinerante e a outra compõe uma árvore na própria escola, que permanece, se enraíza e floresce na comunidade.

Entre 2018 e 2020, por meio de parcerias com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e do Sesc São Paulo, A Árvore:

55 mil

estudantes engajados

+2 mil

professores engajados 

Realizou ações em 8 municípios de 5 estados diferentes

Promoveu atividades em 20 Centros Educacionais Unificados (CEUs)

A obra esteve em exposição durante 18 meses, atraindo mais de 30 mil visitantes nas cidades de Bauru – SP, Jundiaí – SP e São Paulo – SP.

Fique por dentro das notícias do programa

Rua Araguari, 835 – 14° andar, Vila Uberabinha, 04514-041, São Paulo – SP
0300 10 12345
Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente, inscrita no CNPJ sob o nº 38.894.796/0001-46, é uma organização sem fins lucrativos que, nos termos da legislação tributária brasileira, goza de imunidade com relação aos tributos federais devidos sobre suas receitas próprias.
© 2025 - Fundação Abrinq. Todos os direitos reservados