Divs Circulares
DOE AGORA!

Projeto Coletivos

Fortalecer coletivos periféricos que promovem os direitos e a cidadania de crianças e adolescentes.

(11) 3848-4871

Os coletivos vêm apresentando uma nova forma de se organizar e protagonizar pautas na sociedade contemporânea, sempre levando em conta as demandas locais e os interesses de seus participantes. Eles são uma voz para diferentes públicos pela luta por direitos, superação de injustiças, desigualdades e invisibilidades, bem como um importante ator para influenciar agendas legislativas e a opinião pública a nível local.

Apesar dos muitos potenciais e pontos positivos dos coletivos, existem diversos desafios para a sua manutenção e escalabilidade. Muitos deles carecem de financiamento e/ou recursos técnicos necessários para realizarem suas ações e se manterem ativos. Mesmo com a importância e influência dos coletivos no cenário social e político de seus territórios, muitas práticas e inovações acabam ficando restritas às suas localidades, sem visibilidade e/ ou apoio.

Por meio do Projeto Coletivos, a Fundação Abrinq busca obter uma rica troca com coletivos periféricos atuantes na causa da defesa dos direitos e da cidadania de crianças e adolescentes, contribuindo para que eles potencializem o impacto que almejam alcançar e, em retorno, auxiliem a instituição a ampliar a sua atuação com novos conhecimentos e práticas.

O projeto selecionará anualmente coletivos periféricos que trabalham em prol da infância e adolescência, por meio de processo seletivo que será divulgado nos canais oficiais da Fundação Abrinq.

Os coletivos escolhidos receberão repasses financeiros mensais para impulsionar as atividades que já realizam, assim como participarão de sessões, voltadas ao assessoramento técnico, desenhadas de acordo com suas necessidades e especificidades. Além disso, os coletivos serão contemplados com momentos de troca de experiências e contato entre si.

Os resultados do Projeto Coletivos de 2022 são:

303

crianças e adolescentes beneficiados

5

coletivos conveniados

PROJETO COLETIVOS

Centro Comunitário Joilson de Jesus (Coletivo Jojo)
Cidade: São Paulo – SP
Bairro: Parque Santa Madalena
Total de atendidos: 111 crianças e adolescentes e 118 jovens, adultos e idosos

Coletivo Espelho, Espelho Meu
Cidade: São Paulo – SP
Bairro: Jardim Lourdes
Total de atendidos: 22 crianças e adolescentes

Coletivo Brincando na Kebrada
Cidade: São Paulo – SP
Bairro: Vila Santa Inês
Total de atendidos: 60 crianças

Espaço Cultural Jardim Damasceno
Cidade: São Paulo – SP
Bairro: Jardim Damasceno
Total de atendidos: 60 crianças e adolescentes

Espaço Cultural Becos e Vielas
Cidade: Taboão da Serra – SP
Bairro: Jardim Trianon
Total de atendidos: 30 crianças e 20 adolescentes

Fique por dentro das notícias do programa

Rua Araguari, 835 – 14° andar, Vila Uberabinha, 04514-041, São Paulo – SP
0300 10 12345
Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente, inscrita no CNPJ sob o nº 38.894.796/0001-46, é uma organização sem fins lucrativos que, nos termos da legislação tributária brasileira, goza de imunidade com relação aos tributos federais devidos sobre suas receitas próprias.
© 2025 - Fundação Abrinq. Todos os direitos reservados