Divs Circulares
DOE AGORA!

Projeto Brincar

Contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento na educação infantil e no ensino fundamental ao implantar e qualificar as práticas pedagógicas no uso da ferramenta do brincar.

adotei@fadc.org.br

(11) 3848-5931 | (11) 9 4512-4119

O brincar é uma das linguagens essenciais dos seres humanos, sobretudo das crianças, manifestando-se nas expressões lúdicas, nas expressões corporais, musicais, linguísticas, gestuais, artísticas, verbais e não verbais; nas suas escolhas, personalidades, ações e comportamentos. Por meio das brincadeiras, as crianças expressam seus potenciais e possibilidades criativas, desenvolvendo habilidades cognitivas e emocionais, como a atenção, a memória, a imitação, a imaginação, além de promover o desenvolvimento de áreas da personalidade como afetividade, motricidade, inteligência, sociabilidade e criatividade.

De acordo com o educador Loris Malaguzzi, em As cem linguagens da criança, existem diferentes maneiras de a criança pensar, sentir, falar, inventar, criar e até sonhar. No entanto, o autor afirma que os adultos roubaram 99 de 100 linguagens. Diante disto, fica evidente o quanto rompemos com o processo criativo e expressivo da criança, levando-a a um processo mecanizado. Este projeto pretende quebrar tal barreira, oportunizando que as crianças explorem todos os seus potenciais por meio de experiências investigativas com o brincar.

Tendo em vista as dificuldades da educação infantil no país e as necessidades de apoiar os educadores e as escolas no desenvolvimento de práticas pedagógicas qualificadas que possam melhorar a qualidade do atendimento da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, a Fundação Abrinq desenvolveu o Projeto Brincar, com o objetivo de qualificar a prática pedagógica no uso da ferramenta do “brincar”, a fim de promover o desenvolvimento integral das crianças.

O projeto é realizado em cinco escolas públicas, sendo três unidades de educação infantil e duas unidades do ensino fundamental – anos iniciais, localizadas no município de São Paulo, priorizando territórios vulneráveis, com contextos sociais, econômicos, culturais e ambientais bastante diversos.

Também são realizadas doações de um acervo de brinquedos e jogos para as unidades participantes, com o intuito de que a brincadeira possa ser incorporada nas práticas pedagógicas, a fim de desenvolver nas crianças as competências atreladas à criatividade e às descobertas, para que possam criar e recriar brincadeiras e instigar a resolução de problemas.

Para garantir o acesso à educação de qualidade, o Projeto Brincar oferece uma trilha formativa para os professores e educadores dividida em módulos, que aborda o desenvolvimento do brincar nas práticas pedagógicas. A formação é composta por cinco módulos, são eles:

  • Módulo 1 – O brincar na educação: contextos e contratempos;
  • Módulo 2 – Os espaços brincantes;
  • Módulo 3 – A criatividade das crianças;
  • Módulo 4 – O brincar simples e complexo;
  • Módulo 5 – O brincar e as rubricas de acompanhamento.

Fique por dentro das notícias do programa

Rua Araguari, 835 – 14° andar, Vila Uberabinha, 04514-041, São Paulo – SP
0300 10 12345
Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente, inscrita no CNPJ sob o nº 38.894.796/0001-46, é uma organização sem fins lucrativos que, nos termos da legislação tributária brasileira, goza de imunidade com relação aos tributos federais devidos sobre suas receitas próprias.
© 2025 - Fundação Abrinq. Todos os direitos reservados