Divs Circulares
DOE AGORA!

Veja quando serão as campanhas de vacinação para crianças e adolescentes

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Tags

No dia 27 de fevereiro, tiveram início as ações previstas pelo Programa Nacional de Vacinação 2023, cujo cronograma foi divulgado no final de janeiro pelo Ministério da Saúde. A campanha oferecerá vacinas contra COVID-19, Influenza, poliomielite e sarampo e priorizará, entre outros grupos, as crianças e os adolescentes.

O Dr. Eduardo Jorge, médico do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP), vinculado à Sociedade de Pediatria e professor universitário no tema da vacinação, conta que as coberturas vacinais vêm caindo no Brasil desde 2015. “Em 2020, a cobertura vacinal por grupo alvo para poliomielite foi de 75,88% e para a segunda dose de tríplice viral de 62,75%”, relata.

A hesitação vacinal já foi responsável pela volta de doenças antigamente erradicadas, como o sarampo, e pode levar ao retorno de outras doenças perigosas para as crianças e os adolescentes, como rubéola, poliomielite e difteria. “As causas do fenômeno são multifatoriais e incluem questões estruturais, de capacitação profissional, preocupação com os eventos adversos, ausência de memória da gravidade das doenças infectocontagiosas, ideologias religiosas e/ou filosóficas, além da confiança abalada da população causada pela desinformação, informações insuficientes ou informações pseudocientíficas e falsas”, explica o médico.

A Campanha de Vacinação 2023 tem o intuito de reverter este quadro. Confira abaixo mais informações sobre as doenças abordadas pela iniciativa e sobre quando as crianças e os adolescentes deverão tomar os imunizantes:

COVID-19

A COVID-19 é uma infecção respiratória causada pelo Coronavírus SARS-CoV-2, responsável pela pandemia dos últimos anos. Os casos da doença podem ser classificados em assintomáticos, leves, moderados, graves e críticos.

O Programa Nacional de Vacinação 2023 prevê que crianças e adolescentes, de 6 meses a 17 anos, deverão tomar o imunizante a partir de março.

Influenza

É uma infecção do sistema respiratório, causada pelo vírus da Influenza e com grande potencial de transmissão. Os principais sintomas são febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo e dor de cabeça, sendo que, nos piores casos, pode evoluir para uma pneumonia.

Segundo o calendário do programa, adolescentes em medidas socioeducativas e crianças de 6 meses a 4 anos deverão tomar a vacina contra Influenza a partir de abril.

Poliomielite

Também conhecida como “paralisia infantil”, é uma doença contagiosa que, em casos graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção da doença e, por isso, todas as crianças com menos de 5 anos devem ser imunizadas.

De acordo com a programação, haverá ações para que as crianças tomem a vacina contra a poliomielite a partir de maio.

Sarampo

É uma doença infecciosa grave causada por um vírus. Pode ser fatal e a vacina é o único meio de evitar o sarampo. Os principais sintomas são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso.

As campanhas de vacinação contra o sarampo acontecerão junto com as de poliomielite, a partir de maio.